sábado, 25 de fevereiro de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA 2012.1 FOI MARCADA PELA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES



“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”
Paulo Freire

A Jornada Pedagógica 2012.1 teve início no dia 23 de fevereiro às 7 h e 30 min no Centro de Convivência do Idoso – CCI, Severiano Melo – RN. A jornada teve a reflexão do tema: “Afinando as práticas para a concretização de uma educação de qualidade” com o objetivo de levantar discussões acerca das metodologias de ensino em cada escola e de cada professor.
De início, Os professores foram acolhidos com uma “pegadinha”, onde de costumes das últimas semanas pedagógicas realizadas pela secretaria municipal de educação quando os professores chegavam no local do evento encontravam todo arrumado e ornamentado. Nesse ano procuramos fazer a diferença: as cadeiras ficaram empilhadas, a mesa por arrumar, computador e data-show desconectados, cartazes com frases educativas ainda por serem feitos e entre outros detalhes. Tão grande era a surpresa de cada professor que chegara no ambiente provocando uma inquietação e comentários entre grupos de professores.

Só então às 8 h convidamos a todos que fazem a educação do município a dar continuidade a Jornada Pedagógica que já tinha iniciado a semanas atrás quando acontecera seus primeiros planejamentos para elaboração da pauta, escolha de palestrantes e outros pontos afins. Os professores foram motivados a COLABORAR, PARTICIPAR COLETIVAMENTE, DIVIDIR SUAS HABILIDADES... e assim, os professores começaram a montar o espaço na coletividade e distração, onde finalizamos a dinâmica com a entrega de um kit composto de uma pasta, caderno, lápis, folder, cartão de boas vindas e uma camiseta da jornada para cada professor.

Em seguida, o Secretário de Educação Jairton de Brito, fez sua apresentação e pediu para que nesses dois dias fossem bastante proveitosos. Após, os diretores Luiz Gonzaga da Escola Municipal Ricardo Sérgio, Carmiram Dias da Escola Municipal Zilda Augusta e Ivanaldo Cândido da Escolas do Centro de Ensino Rural fizeram socializações das ações das escolas dos anos 2011 e perspectivas do ano de 2012. Finalizando essa primeira parte, fizemos exposição do Programa Plataforma Freire, do Proinfo Integrado, dos serviços nas escolas e da aquisição de um novo ônibus para o município através do governo do Estado. Após isso uma paradinha para um lanche.


CONFECÇÕES DE CARTAZES


INSTALAÇÃO DO COMPUTADOR E DATA-SHOW

Nessa segunda parte, os professores das escolas do Estado do município foram convidados a participar com a gente, onde tivemos uma palestra bastante proveitosa e motivacional ministrada pelo palestrante Dr. Rafael Demétrio consultor do SEBRAE-RN com arti
culação de Lúcia do SEBRAE-RN Pólo Pau dos Ferros. A Palestra foi uma
grande reflexão de nossos pensares, agir, do ter, do ser e dos valores de cada um de nós para si e para o mundo.

PROFESSORES ASSISTINDO A PALESTRA


PALESTRANTE Dr. RAFAEL DEMÉTRIO

Após esse momento tocante foi feita uma apresentação do PDE Interativo das 3 escolas contempladas com recurso para destino pedagógico, sendo elas Coração de Maria (Sítio Floresta), Cassimiro Monteiro (Sítio Boa Vista) e Zilda Augusta (zona Urbana).
Seguindo, Falamos da importância do Proinfo Integrado no município, onde concluímos duas turmas de 35 professores no ano de 2011 no Curso de 40 horas (Introdução à Educação Digital) e 100 hora
s (Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs) com o formador Professor Alderi Gomes. Oferecemos mais 40 vagas para uma nova turma que dará início próximo dia 29 de fevereiro de 2012, sendo essa composta por professores do município, 10 vagas ofertadas para professores do estado e 03 vagas para professores da ASSEMM, onde se deu início às inscrições.

Após o almoço caprichado por Iraídes e Ana Lúcia, tivemos um repouso para retornar com o momento do riso, uma apresentação de palhaços da Companhia Cultural Ciranduís de Janduís-RN, seguindo com a palestra: “Ética e Socialização no Trabalho” com o professor Especialista Yure Paiva, onde tivemos reflexões riquíssimas do ser ético e do ser social.
COMPANHIA CULTURAL CIRANDUÍS - JANDUÍS -RN

A presidente do conselho do FUNDEB, professora Emirene Lucena fez explanação da situação do Conselho, falou das dificuldades do município para pagar o piso e falou que lutarão para ver a possibilidade da implantação do Piso Nacional dos professores, disse ainda que não se prossegue os boatos de iniciar com greve pois não adiantaria se nem antes tinha iniciado o ano letivo.
O Professor Ediceu Torres fez uma breve apresentação das situações que estão sendo analisadas pelo Sindicato.
Finalizamos os trabalhos com a articulação do segundo dia da jornada, direcionando para a Escola Municipal Zilda Augusta, onde cada escola deveria ficar em ambientes separados.

P.S.: Mais fotos serão postadas. Aguarde!

Nenhum comentário: