RELATÓRIO DA OFICINA II
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 19 DE JUNHO/2009
DURAÇÃO: 04 HORAS
HORÁRIO: 18:00 ÀS 22:00 HORAS
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO
MUNICÍPIO: SEVERIANO MELO-RN
Às 18:00 h foi dada as boas vindas aos Cursistas e passado em data-show um vídeo de Susan Boiler cantando no reality show britânico, que nos levou a reflexão do acreditar, do poder querer e conseguir, de que as aparências enganam, de que o interior é a beleza oculta que devemos observar. Enfim, o vídeo levou a uma série de tomadas de reflexões. Após, foi reforçado através de um material em slides maiores detalhes sobre o Gestar II em Língua Portuguesa para maior esclarecimento e tirar possíveis dúvidas. Na seqüência, foi trabalhado o TP3, onde trabalhamos com a unidade 9 e 10. De início com esses trabalhos, foi levantado a discussão sobre gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado. Os professores tiveram a oportunidade de relacionar suas experiências vivenciadas em salas de aulas e trocaram idéias de trabalhos. As seções que subdividem cada unidade foi lidas e discutidas a ponto de levantar debates importante sobre a questão de gênero textual. Na unidade 10, trabalhamos com 3 grupos de 4 professores para reler e discutir cada uma das 3 seções desta unidade. Foi muito discutido a tipologia e gêneros textuais. Os grupos puderam expor suas vivências de sala de aula e experiências em campo. Na oportunidade, a professora cursista Tereza Cristina falou de um trabalho que vem desenvolvendo com o cordel em suas turmas de português onde resultou em uma participação da professora num encontro de cordelistas em Brasília onde foi reivindicados os direitos dessa classe pela solidarização da profissão dos cordelistas. Citou ainda que na viagem à Brasília, ao lado do Cordelista de Mossoró-RN Antonio Francisco teve conversas significativas a respeito do Cordel e finalizando, falou da presença do Presidente lula no Encontro dos cordelistas brasileiro. Foram lidos alguns cordéis que os professores tinham levados de suas próprias autorias. Finalizando o encontro, os cursistas julgaram de grande importância o Gestar II em suas práticas em salas de aulas. Citaram ainda da importância dos encontros na ampliação de nossos conhecimentos.
RELATÓRIO DA OFICINA III e IV
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 18 DE JULHO/2009
DURAÇÃO: 08 HORAS
HORÁRIO: 07:00 ÀS 15:00 HORAS (HORÁRIO CORRIDO)
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO
MUNICÍPIO: SEVERIANO MELO-RN
As Oficinas III e IV, foram desenvolvidas em um mesmo dia, visto que o calendário escolar sofreu alterações devido o período junino nas escolas e o recesso escolar. Mesmo assim, o encontro não tornou cansativo segundo depoimentos dos próprios professores cursistas na avaliação final do encontro. Para alguns, foi colocado que os encontros estavam ótimos e que era uma honra em poder vivenciar um momento tão significativo na carreira profissional deles, pois os mesmos colocaram que existem a sede de trabalhar as aulas de português com maneiras diferentes das habituais e que o Curso propicia esses momentos. De início, foi feita a leitura de um texto reflexivo “Portas” de Içami Tiba e a partir dos textos foram divididos os professores cursistas em 3 grupos conforme palavras grifadas nos textos de cada cursista. Foi trabalhadas as Unidades 11 e 12 do Caderno TP3 no primeiro momento, onde os professores em grupos puderam reler as seções e fazer apresentações dos conteúdos e textos lidos por eles levando a reflexão e discussão dos Tipos Textuais: as seqüências tipológicas – descrição e narração; os tipos injuntivo e preditivo; e o tipo dissertativo. Foram apresentados cartazes e explicação oral e verbal do conteúdo. Houve a pausa para o lanche! Claro. Seguindo, na unidade 12 foi discutido a cada seção a inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Foi visto a questão e debatida que um texto não é puramente narrativo ou descritivo, ou dissertativo, e sim, ele pode apresentar seqüências tipológicas em gêneros textuais. A intertextualidade foi um assunto bastante prazeroso, visto que já fazemos uso das intertextualidades como paródias, imagens, etc. Finalizando, foi feita uma produção de uma intertextualidade de caráter livre do cursista. Dentre as produções, surgiram manuais de um bom ser humano, receitas de bolos de amor, e de sopas anti-estresse, entre outras intertextualidades que após foram expostas juntamente com os cartazes produzidos por eles na sala de professores da Escola onde acontece as oficinas.
Após o almoço, foi dado início o segundo momento da oficina “dupla”. Nesse momento houve instante de distração da turma com boas risadas de trocas de experiências das turmas dos professores cursistas. Foram divididos grupos para que os professores pudessem fazer estudo das seções das unidades 13 e 14. Os grupos formados tiveram a oportunidade de marcar encontros de planejamento e estudo das seções que foram passadas para que pudessem ler, estudar, planejar e executar aulas em suas turmas. Feito isso, os professores ficaram com o compromisso de relatar os seus encontros de grupos de estudos e as experiências que desenvolverão em sala de aula. Finalizando, foi feita uma avaliação da oficina onde foi colocado que os encontros estão sendo bastantes proveitosos. Que a cada oficina ficam gostando pelas trocas de experiências e de reforçar o conhecimento que fazia os lembrarem das aulas de faculdades na década de 90. Foi observado ainda que está sendo tão proveitoso que não há desperdiço de tempo, visto que as saídas para água e cafezinho são raras. E com essas colocações foi feito um agradecimento especial aos professores cursistas por colocações que vem engrandecer as oficinas e dar cada vez mais segurança ao professor formador que julga ser fatores contribuintes de que a turma está para adquirir e trocar conhecimentos e não apenas mais um certificado em sua carreira.
PROFESSOR FORMADOR
ALDERI GOMES DE FREITAS
SEVERIANO MELO-RN
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 19 DE JUNHO/2009
DURAÇÃO: 04 HORAS
HORÁRIO: 18:00 ÀS 22:00 HORAS
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO
MUNICÍPIO: SEVERIANO MELO-RN
Às 18:00 h foi dada as boas vindas aos Cursistas e passado em data-show um vídeo de Susan Boiler cantando no reality show britânico, que nos levou a reflexão do acreditar, do poder querer e conseguir, de que as aparências enganam, de que o interior é a beleza oculta que devemos observar. Enfim, o vídeo levou a uma série de tomadas de reflexões. Após, foi reforçado através de um material em slides maiores detalhes sobre o Gestar II em Língua Portuguesa para maior esclarecimento e tirar possíveis dúvidas. Na seqüência, foi trabalhado o TP3, onde trabalhamos com a unidade 9 e 10. De início com esses trabalhos, foi levantado a discussão sobre gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado. Os professores tiveram a oportunidade de relacionar suas experiências vivenciadas em salas de aulas e trocaram idéias de trabalhos. As seções que subdividem cada unidade foi lidas e discutidas a ponto de levantar debates importante sobre a questão de gênero textual. Na unidade 10, trabalhamos com 3 grupos de 4 professores para reler e discutir cada uma das 3 seções desta unidade. Foi muito discutido a tipologia e gêneros textuais. Os grupos puderam expor suas vivências de sala de aula e experiências em campo. Na oportunidade, a professora cursista Tereza Cristina falou de um trabalho que vem desenvolvendo com o cordel em suas turmas de português onde resultou em uma participação da professora num encontro de cordelistas em Brasília onde foi reivindicados os direitos dessa classe pela solidarização da profissão dos cordelistas. Citou ainda que na viagem à Brasília, ao lado do Cordelista de Mossoró-RN Antonio Francisco teve conversas significativas a respeito do Cordel e finalizando, falou da presença do Presidente lula no Encontro dos cordelistas brasileiro. Foram lidos alguns cordéis que os professores tinham levados de suas próprias autorias. Finalizando o encontro, os cursistas julgaram de grande importância o Gestar II em suas práticas em salas de aulas. Citaram ainda da importância dos encontros na ampliação de nossos conhecimentos.
RELATÓRIO DA OFICINA III e IV
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 18 DE JULHO/2009
DURAÇÃO: 08 HORAS
HORÁRIO: 07:00 ÀS 15:00 HORAS (HORÁRIO CORRIDO)
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO
MUNICÍPIO: SEVERIANO MELO-RN
As Oficinas III e IV, foram desenvolvidas em um mesmo dia, visto que o calendário escolar sofreu alterações devido o período junino nas escolas e o recesso escolar. Mesmo assim, o encontro não tornou cansativo segundo depoimentos dos próprios professores cursistas na avaliação final do encontro. Para alguns, foi colocado que os encontros estavam ótimos e que era uma honra em poder vivenciar um momento tão significativo na carreira profissional deles, pois os mesmos colocaram que existem a sede de trabalhar as aulas de português com maneiras diferentes das habituais e que o Curso propicia esses momentos. De início, foi feita a leitura de um texto reflexivo “Portas” de Içami Tiba e a partir dos textos foram divididos os professores cursistas em 3 grupos conforme palavras grifadas nos textos de cada cursista. Foi trabalhadas as Unidades 11 e 12 do Caderno TP3 no primeiro momento, onde os professores em grupos puderam reler as seções e fazer apresentações dos conteúdos e textos lidos por eles levando a reflexão e discussão dos Tipos Textuais: as seqüências tipológicas – descrição e narração; os tipos injuntivo e preditivo; e o tipo dissertativo. Foram apresentados cartazes e explicação oral e verbal do conteúdo. Houve a pausa para o lanche! Claro. Seguindo, na unidade 12 foi discutido a cada seção a inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Foi visto a questão e debatida que um texto não é puramente narrativo ou descritivo, ou dissertativo, e sim, ele pode apresentar seqüências tipológicas em gêneros textuais. A intertextualidade foi um assunto bastante prazeroso, visto que já fazemos uso das intertextualidades como paródias, imagens, etc. Finalizando, foi feita uma produção de uma intertextualidade de caráter livre do cursista. Dentre as produções, surgiram manuais de um bom ser humano, receitas de bolos de amor, e de sopas anti-estresse, entre outras intertextualidades que após foram expostas juntamente com os cartazes produzidos por eles na sala de professores da Escola onde acontece as oficinas.
Após o almoço, foi dado início o segundo momento da oficina “dupla”. Nesse momento houve instante de distração da turma com boas risadas de trocas de experiências das turmas dos professores cursistas. Foram divididos grupos para que os professores pudessem fazer estudo das seções das unidades 13 e 14. Os grupos formados tiveram a oportunidade de marcar encontros de planejamento e estudo das seções que foram passadas para que pudessem ler, estudar, planejar e executar aulas em suas turmas. Feito isso, os professores ficaram com o compromisso de relatar os seus encontros de grupos de estudos e as experiências que desenvolverão em sala de aula. Finalizando, foi feita uma avaliação da oficina onde foi colocado que os encontros estão sendo bastantes proveitosos. Que a cada oficina ficam gostando pelas trocas de experiências e de reforçar o conhecimento que fazia os lembrarem das aulas de faculdades na década de 90. Foi observado ainda que está sendo tão proveitoso que não há desperdiço de tempo, visto que as saídas para água e cafezinho são raras. E com essas colocações foi feito um agradecimento especial aos professores cursistas por colocações que vem engrandecer as oficinas e dar cada vez mais segurança ao professor formador que julga ser fatores contribuintes de que a turma está para adquirir e trocar conhecimentos e não apenas mais um certificado em sua carreira.
PROFESSOR FORMADOR
ALDERI GOMES DE FREITAS
SEVERIANO MELO-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário